Inbound marketing: sutil e eficaz para a sua marca.

Com o avanço das tecnologias, o marketing passou por várias mudanças a fim de entender e atingir o público-alvo. O inbound marketing se constrói para ir além: informar o público como forma de fidelizar, fornecer conteúdo interessante e relevante para conduzir, de forma subjetiva, o público à sua marca/produto.
Por exemplo: ao invés de mandar e-mails frequentes (e-mail marketing), essa modalidade do marketing sugere o envio de um e-mail com conteúdo qualitativo, que ofereça um aprendizado a quem lê, e assim fidelizar: quando houver necessidade de saber mais sobre, este consumidor tende a buscar está determinada marca.
 
Quais ferramentas podem ser usadas?
As três principais ferramentas são: posicionamento por meio de algoritmos de ferramentas de buscas (SEO); conteúdo e mídias sociais. Existem ainda outras possibilidades, como o já citado e-mail marketing, e a criação de blogs, que costuma funcionar muito bem para atrair o consumidor a um primeiro contato.
 
Quais as etapas?
Uma forma de entender o conceito facilmente é comparando o processo com o chamado "funil de vendas".


 
Abordando de forma mais aprofundada, confira o gráfico das principais etapas e ferramentas deste processo.


 
1 - Atrair
A internet está inserida no cotidiano da maioria dos consumidores. Como fazer com que eles acessem determinados conteúdo?
Blog: o consumidor faz uma busca esperando encontrar a resposta. Se neste caminho houver um blog de determinada marca que responda o que ele precisa saber, e mencione um determinado produto que se encaixe como solução, já temos um primeiro contato bem-sucedido.
Mídias Sociais: a marca precisa estar presente em redes sociais e se posicionar de modo que capte a atenção do público. Lembrando que cada rede social possui um perfil diferente, e nem sempre o público-alvo usa todas. Portanto a marca deve conhecer o público para saber em qual(is) investir.
SEO:  do inglês, Search Engine Optimization. Esta estratégia tem a função de posicionar determinado site como conteúdo relevante em ferramentas de busca, e assim deixá-lo nas primeiras páginas.
 
2 - Converter
Os visitantes já possuem acesso ao conteúdo desejado. A ideia desta etapa é converter o visitante para cliente em potencial. Como fidelizar esse público?
Botões que incentivam à ação (ex.: baixe agora, inscreva-se, tire sua dúvida) fazem a diferença nesta etapa. Páginas que incluem formulários (ex.: informe seu e-mail, cidade...) também são úteis para manter o visitante em contato com a marca, e também apresenta características dele para melhor direcionar o conteúdo.
 
3 - Fechar
Nem todos os clientes em potencial estão no momento de efetivação da compra, e é fundamental neste processo respeitar isso. A tentativa de fazer com que o cliente consuma logo pode colocar em risco a boa relação conquistada até aqui. Ao tentar “forçar” o consumo, as chances de ter o e-mail marcado como spam são bem grandes.
Neste momento, é interessante enviar e-mails com ofertas e nutrir com informações e novidades (newsletter). Esta atitude mantém o contato do consumidor com a marca, até o momento de efetivação da compra. É importante direcionar o conteúdo a clientes em potencial com maior inclinação à efetivação da compra, a fim de evitar investimentos a clientes que não desejam efetivamente consumir.
 
4 - Encantar
Esta etapa está ligada ao pós-compra. Neste momento, cabe fazer pesquisa de satisfação, proporcionar navegação estratégica por seu site ou blog - capaz de apresentar outros produtos de interesse do cliente - e manter contato por meio das redes sociais. Afinal, o cliente pode usar as redes para tirar dúvidas, fazer críticas ou elogios - e é importante prestar a devida atenção.
Após isso, é interessante lembrar que o cliente satisfeito pode se tornar um divulgador de sua marca, podendo influenciar suas redes de contatos a consumirem o produto.
 
 
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08.05.2017